31 de mai. de 2010

Sua Gravidez: 22ª Semana de gravidez


Se a sua lista de coisas para fazer para o bebê parece estar ficando mais longa conforme você vai ficando maior, não se estresse. Combine com seu marido e um dia ou da noite por semana, vocês devem fazer algo que não tem nada a ver com o bebê. Que tal assistir uma peça de teatro e depois sair para jantar?
Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...

Seu corpo

Infelizmente, comer por dois não significa tomar muitos milkshakes, sorvetes e hamburguers, enfim duplicar a sua ingestão calórica. Em vez disso, uma mulher grávida deve ingerir em média 300 calorias extras por dia. Encontrar o requerimento energético ideal é difícil, porque ele está correlacionado com o peso da mulher antes da gravidez, o ganho de peso, período da gestação e a atividade física. De acordo com as Quotas Dietéticas Recomendadas (RDAs) é necessário um adicional de 300Kcal no período da gestação, em especial no segundo e terceiro trimestre.
Às vezes é mais fácil para grávidas comer cinco ou seis pequenas refeições por dia, ao invés de três grandes refeições. Certifique-se a manter um estoque de biscoitos, crackers, pudins e barras de cereais, de modo que você sempre tenha alguma coisa para mastigar ao longo do dia. Não supra a fome de seus colegas de trabalho (ou do seu parceiro), supra a sua fome.

Fique atenta para não ficar anêmica. Com certeza o seu médico vai estar prestando atenção e, se preciso, você receberá um suplemento de ferro para ser ingerido até o final da gravidez.
O seu útero deve estar 2cm acima do seu umbigo. E, juntamente com o seu útero você poderá notar que outras partes do seu corpo também estão aumentando suas proporções. Por exemplo, seus tornozelos e pés podem estar maiores (inchados), especialmente no final do dia. Ao sentar-se, lembre-se de elevar suas pernas para melhorar a circulação até os pés. De alguma forma é divertido estar grávida agora, você se sente bem e sua gravidez é facilmente notada.

Seu bebê

As mãos do seu mini têm crescido e estão mais fortes e as terminações nervosas dos dedos estão desenvolvendo o tato. Seu bebê está testando suas novas habilidades tocando seu rosto e pegando o cordão umbilical.
Outros desenvolvimentos interessantes:
Você já está criando um pequeno Einstein. O cérebro do seu bebê está se desenvolvendo rapidamente esta semana, e continuará assim até os cinco anos (então carregue ele de Omega 3)!
O cabelo do seu bebê agora está curtinho e branco, não importando qual a cor que irá ficar (vermelho, loiro, preto,...). Neste momento o bebê ainda não tem pigmento no cabelo.
O seu bebê está desenvolvendo o senso do paladar e pode ser capaz de detectar sabores fortes no líquido amniótico. Se você podesse ver no seu interior, você poderia ver seu bebê colocando a língua para fora para saborear e depois fazendo careta. O líquido amnótico não deve ser nada gostoso.
Suas unhas agora estão crescidas e cobrem toda a região destinada para elas nos dedos. Seus cílios e sombrancelhas estão também finalizados.
O bebê tem uma aparência muito magra mas bem desenvolvida.  A medida dele(a) esta semana, da cabeça aos pés, deve estar em torno de 27 centímetros. O peso do bebê é agora de aproximadamente 430 gramas.

Sua vida

Você já parou para pensar no nome que dará ao seu bebê? Já pensou também que este nome o acompanhará para sempre? Já pensou em quantas vezes ao dia, você, os familiares, professores e coleguinhas de escola irão pronunciar o nome dele?
Sabe porque coloquei aqui estas perguntas?
Porque o nome é importantíssimo, o nome de uma criança tem de ser sonoro, bom de se ouvir, e principalmente que não venha a causar dissabores a ela, no decorrer da vida. Pode parecer absurdo isto que estou falando aqui, mas há certos nomes que além de serem horríveis de se pronunciar, também o são de ouvir, e sendo assim, imagine como será a vida de seu filho ou filha na escola; caso ele carregue um nome um pouco esquisito!!!!
Sugiro que antes da escolha vocês visitem um site interessante que traz muitas sugestões, juntamente com o significado do nome.
Curiosidade
Cada casal britânico gasta em média 45 horas tentando encontrar o nome ideal para o seu filho. O principal motivo dessa demora é a crença de que a escolha certa é crucial para que a criança vingue na vida.

Faz bem comer...

Não deixe de ingerir muito líquido, de preferência água e sucos naturais de frutas, suco de laranja é sempre bem vindo. Não contém muitas calorias como refrigerantes e só faz bem, especialmente se estiver muito quente em sua cidade.

É bom saber...

Só para lembrar, agora que sua barriga está maiorzinha, na hora de dirigir, não deixe que o cinto de segurança esteja em cima de sua barriga. O cinto de segurança pode e deve ser usado durante toda a gravidez. Coloque-o de forma que este esteja em volta de sua barriga e nunca em cima.

Futuro papai

Alguns casais não têm dificuldade em concordar com o nome do bebê. Outros travam a 3ª guerra mundial. Procure em uma lista de nomes algumas idéias para o nome do seu bebê. Pegue na lista dez nomes que mais gosta. Peça à mamãe para fazer o mesmo. Se você ainda não sabe o sexo, escolha nomes para meninos e meninas. Achem os nomes nas duas listas que vocês realmente odeiam. Se nenhum dos nomes que sobreviveram a essa brincadeira servem, paciência... Tentem novamente ou visitem "sites" de nomes para bebes, na Web, existem vários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário