3 de abr. de 2010

Descolamento de Placenta


Placenta é o órgão pelo qual acontece as trocas fisiológicas entre a mãe e o feto. Através dela o feto se alimenta, respira e excreta produtos do seu organismo. O descolamento de placenta ocorre quando a placenta se desprende do útero. Acontece em 1% das mulheres grávidas e é percebida por dores abdominais, sangramento e dores na palpação abdominal. 


Não se sabe ao certo o que causa o descolamento da placenta, mas suspeita-se de que a maioria dos casos aconteça por traumatismos violentos sobre o abdômen. É diagnosticada por meio de ultra-sonografia onde pode-se visualizar o feto e seus anexos facilitando a providência médica. 

O tratamento para descolamento de placenta nada mais é que repouso absoluto e remédio para dores. O fato de repousar interrompe o processo de descolamento e ajuda na regressão placentária e pode reduzir o sangramento.

Quando os sintomas diminuem, além da mulher ficar mais tranqüila, ela pode caminhar um pouco sem exageros, mas, quando o sangramento persiste ou piora, normalmente é realizado o parto prematuro, pois pode gerar outras complicações para a gestante. 

Dentre as complicações podemos citar: sangramento de fluxo perigoso, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal e sangramento da parede uterina. Ambas as complicações que são citadas acima e outras não citadas podem causar sofrimento ou morte fetal.

fonte: alunosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário